G1
Divulgação |
O sanfoneiro é conhecido por músicas como "Gostoso Demais" e "Tenho Sede" |
O compositor, intérprete e instrumentista Dominguinhos foi escolhido o vencedor do Prêmio Shell de Música 2010, ano que o forró, ritmo mais associado a ele, completa 60 anos. Esta é a 30ª edição da premiação que homenageia anualmente grandes nomes da MPB.
O sanfoneiro é conhecido por músicas como "Gostoso Demais" e "Tenho Sede" e já ganhou um Grammy Latino de Melhor Disco Regional, com "Chegando de Mansinho", em 2002.
Dominguinhos foi escolhido pelo próprio rei do baião Luiz Gonzaga como aquele que levaria adiante o gênero onde cabem todos os ritmos nordestinos.
"Eu estava gravando forró no estúdio com ele e ele me apresentou, nesse dia, à imprensa, como o herdeiro artístico dele. Eu tinha 16 anos", lembrou o pernambucano recentemente.
'Joia rara'
"Quando criança, tive a sorte de ter sido levado por meus pais ao Theatro Municipal [no Rio] para assistir a Luiz Gonzaga receber o Prêmio Shell. E agora, na condição de jurado, tenho a honra de ver seu discípulo ser agraciado. Dominguinhos é um dos melhores compositores que o Brasil já conheceu e é uma joia rara de um país rico em talentos, se configurando como referência para gerações passadas e futuras", afirmou o músico Edu Krieger, um dos jurados, no comunicado distribuído pela organização.
Além de Krieger, o júri foi formado pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel ("O Globo") e Marcus Preto ("Folha de S.Paulo"), o produtor musical Alê Siqueira, a cantora Mariana Aydar e o produtor cultural Pedro Seiler.
A entrega do prêmio será realizada em um show comemorativo que reunirá outros músicos no Rio de Janeiro, ainda sem data confirmada. Dominguinhos leva ainda um prêmio no valor de R$ 15 mil e um troféu.
O cantor Ney Matogrosso foi o vencedor do ano passado e Maria Bethânia, em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário